Conhecer o
Departamento
de Engenharia
de Polímeros

Na atualidade, o DEP conta com 17 docentes doutorados, especialistas em diferentes áreas da Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos, e 6 técnicos laboratoriais / administrativos.

O Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP) foi criado em 1978 para apoiar a indústria nacional de plásticos através de uma licenciatura específica e da criação de um corpo de especialistas em engenharia de Polímeros.
A Universidade do Minho dispõe de um conjunto de serviços de apoio à aprendizagem.
Os três campi universitários disponibilizam mais 30 bibliotecas, incluindo duas bibliotecas gerais, uma em Braga e outra em Guimarães, diversas bibliotecas especializadas, o acesso a cerca de 17.000 revistas e uma Biblioteca Clássica.

O DEP tem por missão oferecer projetos de ensino especializado de elevada qualidade reconhecida nacional e internacionalmente, com forte ligação ao desenvolvimento científico e tecnológico, à aplicação industrial e à integração na sociedade. Oferece formação superior aos níveis de Mestrados Integrados, Mestrados (2º ciclo) e Programas Doutorais (3º ciclo).

A Investigação Científica desenrola-se principalmente no Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC) - Laboratório Associado da Fundação para a Ciência e Tecnologia, classificado como excecional, mantendo estreita colaboração com vários Centros de Investigação nacionais e internacionais. O IPC desenvolve investigação maioritariamente baseada em financiamento externo e conta com o envolvimento de docentes, investigadores doutorados e bolseiros.

O DEP colabora ativamente com o tecido industrial nacional e internacional de forma direta, através de projetos de I&D, e da prestação de serviços. Os seus docentes e investigadores colaboram também em projetos industriais através da a estrutura de interface Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP).