POLÍMEROS 2019

Na rota do sucesso alcançado nas edições anteriores, o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, o DEP – Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e o IPC – Instituto de Polímeros e Compósitos, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, organizam a quinta edição das jornadas tecnológicas – Polímeros2019, a terem lugar no dia 15 de Julho no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães.

5ª edição das jornadas tecnológicas.

Esta edição das jornadas tecnológicas, designadas por Polímeros 2019, pretende confirmar este evento como um fórum anual de referência de discussão técnica e científica para todos os que desenvolvem atividade no domínio da Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos, nomeadamente técnicos e gestores, investigadores, docentes e estudantes. A importância da cidade de Guimarães/Universidade do Minho enquanto pólo nacional de Ciência e Engenharia de Polímeros é indiscutível. O DEP tem vindo a formar licenciados, mestres e doutorados, que colaboram em múltiplas empresas e entidades nacionais e internacionais. O IPC e o PIEP desenvolvem uma importante atividade de investigação e de inovação científica e tecnológica, com impacto nacional e internacional. Assim, durante um dia, pretende-se reunir profissionais do sector e alumni, estudantes, docentes e investigadores, para apresentar e discutir experiências, bem como inovações e tendências científicas, tecnológicas e de mercado, tanto na forma de comunicações orais convidadas ou através da apresentação de poster em três vectores principais focados nas novas tendências da investigação, desenvolvimento e implementação industrial: Eco-design, Sustentabilidade e Economia Circular Neste painel, serão debatidas temáticas que influenciam, tanto a nível nacional como internacional, os polímeros no ambiente, o seu impacto e formas de implementar medidas de economia circular nas empresas, bem como acções estratégicas que estão a ser levadas a cabo para minimizar o impacto ambiental e melhorar a sustentabilidade das empresas e dos produtos plásticos e compósitos. Polímeros – funcionalidades de futuro O que terão os “novos polímeros” que oferecer ao mercado? Com base em questões deste género, irão ser apresentadas e discutidas temáticas sobre os materiais e produtos produzidos com materiais plásticos, onde o ênfase será dado às “funcionalidades de futuro” que terão de apresentar, além das normalmente esperadas desta tipologia de materiais. Serão igualmente abordadas questões ligadas ao processos produtivos, design e validação de soluções avançadas com a aplicação de materiais poliméricos. Indústria 4.0 e digitalização – novas tendências A Indústria 4.0 e digitalização é uma temática totalmente actual, e que as próprias empresas nacionais do sector dos polímeros e compósitos terão de acompanhar e implementar, seja em shop-floor, a título comercial, financeiro, na área de investigação e desenvolvimento, entre outras áreas que as empresas actuam. As apresentações recairão sobre o que se espera com esta revolução, o que será o futuro da indústria 4.0 e digitalização, e como poderá esta ser implementada.